14
dez
09

Escritor da Editora Adonis é premiado em concurso promovido pelo MEC

Escritor de três coleções publicadas pela Editora Adonis, Marco Catalão foi um dos vencedores do 3º Concurso Literatura para Todos, promovido pelo Ministério da Educação. Contemplado no gênero tradição oral, Catalão, além de receber um prêmio em dinheiro, terá a obra No cravo e na ferradura publicada na coleção Literatura para Todos, com tiragem de 300 mil exemplares.

Recém-chegado de Belém (PA), onde foram promovidos, no último dia 4, o encerramento da 6ª Conferência Internacional de Jovens e Adultos (Confitea) e a cerimônia de premiação do concurso – que contou com as participações do ministro da Educação, Fernando Haddad, do representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, e de delegações de 156 países -, o escritor Marco Catalão destaca a dimensão social da iniciativa e a honra em receber o prêmio considerado um dos mais importantes do país. “Saber que um livro de poesia vai ter um alcance tão grande é algo inesperado e emocionante”, revela. “Mais importante que o aspecto quantitativo é a dimensão social do concurso, inserida na política do MEC de democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém-alfabetizados e criar uma comunidade de leitores”, acrescenta.

O público-alvo dos livros premiados são os chamados neoleitores; jovens com mais de 15 anos e adultos que participam do programa Brasil Alfabetizado em todo o país e nas escolas públicas com turmas de educação de jovens e adultos (EJA). As coleções serão enviadas para uma série de entidades e instituições, entre elas, as parceiras do programa Brasil Alfabetizado, escolas públicas, núcleos de EJA das instituições de educação superior e unidades prisionais.

O concurso Literatura para Todos seleciona anualmente oito obras de escritores brasileiros e, desde 2008, escolhe um livro de escritor africano de língua portuguesa. Nas edições de 2008 e deste ano, o autor africano vencedor foi José Luís Tavares, de Cabo Verde.

Lançamento

Ao lado das escritoras Margareth Brandini Park e Patrícia Aquino, Marco Catalão participa neste sábado (12), das 10 às 18 horas, na Praça do Coco em Barão Geraldo – Campinas, de um lançamento literário triplo. Os autores lançarão, respectivamente, os livros A viagem, o cachorro, minha avó e sua dentadura; Ortografando; e a coleção Os mais belos mitos afro-brasileiros, todos publicados pela Editora Adonis. Catalão também é autor de outras duas coleções da editora: Os mais belos mitos indígenas brasileiros (2008) e Os mais belos mitos gregos (2009).



Trailer do doc. “Nós Vamos Continuar Falando de Música”

Movimento “Salve o Casarão!”

Participe!

+ Disco1

PARCEIROS E AMIGOS

CONTATO

(19) 3601.7447

(19) 9277.1432