07
abr
09

Quem quer um domínio?

Por Tiago Barizon

Muitas bandas ainda acham que ter um MySpace basta. Tem gente que concorda. Eu discordo. Eu acho que no meio de tanta informação a banda corre o risco de ter suas informações somente por lá, justo onde está toda a “concorrência”. Adoro o MySpace e estou sempre atualizando o meu e o das bandas que trabalhamos, mas todos temos que ter nosso porto seguro.

Bom, muitas bandas ainda não conseguiram ter seu .com.br. Essa nota é importante tanto para essas como as que já tem o domínio próprio.

A partir do dia 06 de abril pessoas físicas e jurídicas podem fazer registros .net.br, que antes só estavam acessiveis para empresas de telecom, operadoras, etc… Eu acho. Em todo caso, a questão é que quem tem um domínio .com.br tem preferência e pode solicitar, até 06 de outubro, seu similar .net.br. Ou seja, se você já tem o http://www.minhabanda.com.br vai ter preferência para o http://www.minhabanda.net.br. Se até 06 de outubro não for feito o registro qualquer um pode pegar o domínio.

Por outro lado, quem ainda tinha dificuldades para pegar um domínio do Brasil agora pode ter mais uma chance.

Abaixo a íntegra da nota da FAPESP.

“Prezado(a) Usuário(a),

Em 2008 o DPN .com.br tornou-se um DPN “genérico”, passando a aceitar registro tanto de pessoas jurídicas como de pessoas físicas. O mesmo foi decidido pelo Comitê Gestor quanto ao domínio .net.br. Assim, esses dois DPNs, o .com.br e o .net.br, aceitarão registros tanto de pessoas jurídicas como de pessoas físicas.

Em 6 de abril de 2009 inicia-se a operação do .net.br como DPN genérico.

Para que se garanta um início suave de operação e se preservem direitos, durante os primeiros seis meses (“sunrise period”), os domínios existentes no .com.br, que tenham sido registrados antes de 6 de abril estarão reservados no .net.br, a espera de manifestação de seus detentores no .com.br. Ou seja, os detentores de domínios no .com.br terão seis meses, a partir de 6 de abril e até 6 de outubro para, manifestando seu interesse, registrar o mesmo nome sob o .net.br.

Findo o período de “sunrise”, a partir de 27 de outubro, os domínios para os quais seu detentor no .com.br optou por não registrá-los no .net.br estarão disponíveis para registro a todos.

Agradecemos a atenção,

Registro.br
http://registro.br/”